Uma Igreja Social. Estas palavras resumem mais um ano de intensas atividades da Igreja Adventista em São Paulo. O evento que celebra todas estas ações da igreja na região leste da capital é o Troféu ASA e aconteceu no dia 18 de dezembro, na zona leste da capital paulista.
Desde julho de 2010, a Ação Solidária Adventista (ASA) passa por mudanças e projetos experimentais – a começar pelo aspecto estrutural do Ministério. O responsável por essa área na zona leste e norte de São Paulo é o pastor Jair Miranda, que assumiu a responsabilidade de inserir a Igreja Adventista do Sétimo Dia num contexto puramente social e evangelístico. “A Igreja precisa ter uma relevância na comunidade a ponto de ser procurada pelas pessoas”, afirma.
Até o ano passado, o departamento de assistência social na igreja na região leste de São Paulo contava com apenas um núcleo de atendimento, o CADEC (Centro Adventista de Desenvolvimento Comunitário). A primeira grande mudança fez com que o CADEC fosse fechado e criado o desafio de transformar cada Igreja Adventista num ponto de assistência social, ou seja, um posto oficial da ASA para a comunidade. Dessa forma, cada distrito terá uma líder responsável por manter contato direto e constante com a Associação recebendo materiais, treinamento e apoio no trabalho.
Como forma de incentivar a liderança dos postos, foi criado o Troféu ASA, que contempla as melhores igrejas durante o ano todo. Os requisitos para avaliação são divididos nas áreas de Liderança, Organização, Missão e Ação Comunitária. No domingo, dia 18 de dezembro de 2011, na Igreja do Conjunto José Bonifácio o evento contou com a presença de mais de 800 pessoas. Além de pastores e líderes, estiveram presentes empresários que “apadrinharam” os prêmios, representantes políticos e pessoas beneficiadas ao longo de 2011.
Todas as igrejas consideradas postos de ASA ativos receberam o prêmio de participação, mas as igrejas que atingiram 70% dos pontos levaram o troféu “Excelência em Serviço”. Com a ajuda financeira de empresários, foram distribuídos vários prêmios como: freezer, forno microondas, computador, geladeira, liquidificador, entre outros. Também foi realizada a investidura de 32 líderes distritais de ASA, em forma de reconhecimento e agradecimento pelo auxílio neste ano.
Outros números - Nos últimos 10 anos, a igreja adventista nunca tinha passado de R$ 26 mil arrecados na recolta – em apenas 1 ano, houve um crescimento de 80%. O Mutirão de Natal de 2011 arrecadou 150 toneladas; foram realizados 123 batismos, frutos do trabalho direto da ASA; foram atendidas mais de 60 mil pessoas; investidos mais de R$ 1,5 mi na comunidade; 202 horas de treinamentos com as líderes; realizadas 65 feiras comunitárias.
“A ideia é difundir o conceito de que a Igreja Adventista não apenas faz assistencialismo, mas gera desenvolvimento também”, afirma Jair Miranda. E é nesse sentido que surgem projetos diferenciados como o “Gol de Esperança”, saúde dentro de presídios e parcerias empresariais.
Via [Equipe ASN, Thiago Campossano]
Nenhum comentário:
Postar um comentário